De volta calor tropical

O "Chaco" é chato!! Ou nem por isso, nós é que estamos mal habituados ;-)) Ontem saimos ao meio dia de S. P. de Atacama depois de uma visita final ao Vale da Lua, um local impressionante que realmente parece de outro mundo. A Alzira acordou mal disposta e ficou tao impressionada com o vale que resolveu aliviar o peso do seu disco de travao ;-)) Assunto resolvido (disco na mala) e segue viagem que hoje temos uma cordilheira para atravessar! Foi viagem de pouca dura, poucos quilometros e pouca altitude depois (3200mt) a Alzira volta a pedir a nossa atençao ;-) Desta vez nao passa dos 60 e esta com gazes estranhos :-) uma rapida inspecçao isolando hipoteses e toca de limpar as velas... mais um assunto resolvido! Segue!! E seguimos... pelo ponto mais alto da viagem (tecnicamente falando claro :-))Exactamente 4868 metros registados no GPS!! Eu nos ultimos dias nao estive grande coisa, estar engripado a 4800mt de altitude nao é uma situaçao agradavel. A essa altitude já custa respirar normalmente quanto mais com o nariz entupido e com dor de cabeça! Se a isso juntarmos uma variaçao termica entre -2 graus às 6 da manha na viagem para o Tatio e 38 graus à sombra do Atacama temos uma mistura nada confortavel! Passamos por varios salares e por alguns vulcoes perfeitamente conicos e finalmente chegamos ao passo da Cordilheira para a Argentina. As aduanas sao nas cidades proximas de ambos os paises que ficam nuns mais respiraveis 2500mts de altitude de forma que o passo é só isso mesmo um passo!! Uma tabuleta que diz que o Chile termina e a Argentina começa ali! Estavamos na esperança de começar a descer mas nada disso, 4000 mts pelo menos mais uns 150kms e depois mais 150km a 3500mts.... A minha cabeça só nao explodiu porque tinha o capacete ;-)) mas a ajuda na bomba de gasolina de Susques veio a calhar, um chá de coca e umas folhas para mascar aliviaram bastante a dor e a descida foi mais tranquila....na boa....uauuuuuuuuuuuu ;-)) Bom com os reparos da Alzira perdemos algum tempo e o sol resolve ir embora no ultimo salar, a verdadeira descida começa já com a noite escura. Os conhecidos "caracoles" em pouco mais de 100 kms levam-nos dos 3500mtr até aos 1500mtr isto claro contanto com as curvas, sim porque em linha reta pelo gps fizemos uns 30kms no maximo!!! Impressionante! Eu ia a descer todo satisfeito mascando a minha coca ja sem dor de cabeça mas o mais radical foi o Rui que mesmo so com travoes na frente foi a gozar todas as curvas... alias a Alzira vai ficar na historia por ter sido sem duvida a unica Cagiva a atravessar a Cordilheira dos Andes só com travoes na frente :-) Chegamos a Jujuy onde depois de abastecer resolvemos dormir por ali mesmo. Hoje saimos relativamente cedo, esperava-nos "El Chaco" uma regiao plana com temperaturas muito elevadas e uma reta de 800kms! Depois de ler o relato do Rodrigo (alias obrigado pelas dicas Rodrigo ;-) estavamos preparados. Muita agua, gasolina de reserva e roupas preparadas e seguimos....e seguimos...e seguimos...até o Teles furar. Por sorte foi logo depois do almoço e tinhamos a bomba de gasolina com um compressor de ar ali ao lado e tudo, sorte de Inshalá ;-) Uma hora depois seguimos de novo pela paisagem igual e monotona apenas colorida pelas nuvem de borboletas que teimavam em vir contra as motos. estava eu a pensar nas semelhanças desta paisagem com a savana africana e eis que surge outro ponto de interesse ;-) a estrada de repente fica tao esburacada que tem de se andar pelas bermas... parece que estamos de volta à Guiné onde 95% das "estradas" sao assim... autenticos separadores centrais de pistas de terra... A noite caiu novamente e ainda estamos a 180kms de Corrientes onde tinhamos planeado dormir, resolvemos dormir aqui mesmo e nao arriscar seguir de noite, existem muitos animais e pessoas nas bermas e os caministas sao meio loucos por isso mais vale prevenir... ficamos em P.R Saénz Pena uma cidade pequenina mas muito movimentada, daqui a pouco tento por algumas fotos mas como para isso é preciso ter "estomago" vamos primeiro comer um belo "Bife Chorizo" NOTA: Quando falo em coca falo em folhas de uma planta, nada mais, nada manufacturado ou quimicamente alterado, uma planta regional e usada pelos nativos locais para combater a fadiga e o mal da altitude.