sexta-feira, novembro 11, 2005

Tierra del Fuego

Quando em 1520 o navegador português Fernão de Magalhães cruzou pela primeira vez o estreito que hoje leva o seu nome, vendo à sua direita o continente sul-americano mergulhar no oceano e à esquerda uma ilha de enorme extensão, inspirado pelo grande número de fogueiras indígenas que brilhavam ao longo da costa resolveu batizá-la de Terra do Fogo. O Estreito de Magalhães é uma passagem navegável de aproximadamente 600 km imediatamente ao sul da América do Sul. Situa-se entre o continente et a Terra do Fogo e o cabo Horn ao sul. O estreito é a maior e mais importante passagem natural entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Fernão de Magalhães foi o primeiro europeu a navegar pelo estreito em 1520, durante sua viagem de circum-navegação. Como Magalhães entrou no estreito dia 1 de novembro, ele foi chamado inicialmente de Estreito de Todos os Santos. O Chile tomou posse do estreito em 23 de março de 1843 e mantém a soberania sobre ele até hoje. Antes da criação do Canal do Panamá, o estreito de Magalhães era a segunda passagem mais utilizada para atravessar do Atlântico ao Pacífico, depois do cabo Horn. O estreito é conhecido pela dificuldade de navegação, devida ao clima inospitaleiro e à sua pequena largura. O estreito foi atravessado, entre outros, por Francis Drake e Charles Darwin. Os caçadores de ouro durante a corrida pelo ouro na Califórnia em 1849 também usaram essa rota. A história da Tierra del Fuego intercala uma trágica e contínua campanha de exterminação da população indígena para dar lugar às estâncias de ovinos com grandes corridas em busca do ouro, piratas, naufrágios, explorações e uma guerra que quase foi declarada entre Chile e Argentina na década de 80 pela disputa do Canal de Beagle. Constituindo uma extensão com grandes porções ainda selvagens, são muitos os pontos onde a presença humana não conseguiu sobrepor-se ao ambiente constantemente varrido pelos gélidos ventos que sopram desde o pólo muitas vezes com força de furacão. Na parte Argentina, bem mais estruturada que a chilena, o trecho final da Ruta Nacional 3 (RN3) que desce desde Buenos Aires interliga com asfalto as três cidades principais: Ushuaia, a capital da província e considerada a cidade mais austral do mundo, Tolhuin, no coração da ilha, e Río Grande, centro nevrálgico das imensas estâncias fueguinas, substrato para a exportação de carne e lã. No lado chileno, apenas estradas sem pavimentação, grandes estâncias e duas povoações com pouca representatividade: Puerto Porvenir e Puerto Willians, na Isla Navarino.

1 comentário:

  1. The Price of Erdos Number
    Most people know what a Kevin Bacon number is: the number of co-stars in a chain of movies linking one actor to back to Kevin Bacon.
    Find out how to buy and sell anything, like things related to road construction of pa on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like road construction of pa!

    ResponderEliminar