Até ao fim do Mundo, viagem de Pólo a Pólo

Este projecto nasceu em 2002 depois de uma série de pequenas viagens realizadas ao Norte de África.

O Projecto “Até ao Fim do Mundo, uma aventura de Pólo a Pólo.” ligou o ponto mais a Norte do Continente Europeu, Cabo Norte na Noruega, ao Ponto mais a Sul do Continente Americano, Cape Horn na Argentina.

Esta viagem foi realizada em moto em várias etapas com o objectivo de cumprir o máximo de trajecto por terra. O filosofo Aristóteles foi o primeiro a sugerir uma divisão da terra com base nas diversas condições climatéricas determinadas pela latitude. Já por essa altura era clara a grande variedade de ambientes que caracterizavam as diversas latitudes.

Hoje as diferenças são ainda mais óbvias, mais do que condições climatéricas distintas, as várias latitudes tem uma enorme diversidade sócio-cultural provocada por milénios de adaptação e séculos de influencias entre povos de regiões diferentes.

De sociedades tecnologicamente avançadas, como as do norte da Europa, passando por misturas culturais como na América latina, até às sociedades tribais na Amazónia e em África, esta viagem foi confrontada com uma variedade incrível de ambientes e culturas que tornaram este projecto uma experiência única.

Numa rota que atravessa de Norte a Sul todo o planeta um Oceano divide obrigatoriamente a viagem em duas etapas. A escolha de Bissau e Caracas duas cidades aproximadamente no mesmo paralelo, permitiu que a rota final, apesar de ter de ser interrompida, não deixa-se de percorrer por terra todas as latitudes habitáveis do planeta.

O Projecto teve inicio em 2005 com a ligação que nos levou de Lisboa a Bissau, cruzando Marrocos, Sahara Ocidental, Mauritânia, Senegal, Gâmbia e Guiné.



Em 2006 foi realizada a etapa Rio de Janeiro - Ushuaia, percorrendo toda a Patagónia, Argentina, Chile, Deserto do Atacama, Uruguai e sul do Brasil.

2007 foi o ano da ligação entre Caracas e o Rio de Janeiro, atravessando a Venezuela, Amazónia, Perú, Bolivia e o Centro do Brasil.



Em 2008 concluímos o projecto em Lisboa depois de uma a viagem que passou pelo Cabo Norte na Noruega, Rússia e mais de 15 países na Europa.

Comentários

Mensagens populares