Caracas - Machu Picchu - Rio de Janeiro

Já temos bilhetes!!!!! Sabemos que neste tipo de viagens o bilhete de avião é provavelmente o mais simples de organizar, mas têm de concordar que é um passo importante lol pelo menos já sabemos para onde vamos e de onde regressamos, agora como vamos de um ponto ao outro é ainda uma coisa a analisar. Optámos por comprar os bilhetes com mais de 6 meses de antecedência por varias razões, 1º sai mais barato, 2º o subsidio de Natal estava ali à mão, 3º assim temos mesmo de ir ;-) Entretanto temos lido os guias, estudado os mapas e pesquisado pontos de interesse na Internet. Chegámos à conclusão que para cumprir o objectivo de ligar Caracas ao Rio de Janeiro temos 3 rotas possiveis, seja como for já escolhemos onde vamos esperar pela desalfandegação das motos, Chama-se Los Roques, é um atol de coral a 30 minutos do aeroporto e pode-se acampar de borla ;-) A rota mais simples atravessa a Venezuela para Sul até Manaus no Brasil, aí apanhamos um barco que desça o rio Amazonas até Belém e depois seguir pela costa atravessando Fortaleza, Natal, Bahia, Recife etc.. até ao Rio. Se decidirmos esta rota perdemos Machu Picchu o Peru e a Bolívia, alem disso eu já conheço a rota de Natal até ao Rio... A opçaõ mais longa segue pela costa das Caraíbas até à Colombia onde apanhamos a PanAmericana e atravessamos o Equador, o Peru e a Bolivia até virar para Leste e atravessar todo o continente até ao Rio. O inconveniente desta rota é que perdemos a travessia da Amazónia e a Gran Sabana na Venezuela para além de a PanAmericana ser uma seca!

A rota mais complicada é, como não poderia deixar de ser, a nossa favorita! Saindo do Mar da Caraíbas seguimos para Sul atravessando o Delta do Orinoco, aí visitaremos a maior queda de agua do planeta, o Salto del Angel com os seus 976 metros de altura. Seguimos pela Gran Sabana até à fronteira com o Brasil e a Guyana onde prevemos escalar o Tepuy Roraima. No Brasil atravessamos várias reservas indígenas até chegar a Manaus. Da capital da Amazónia até Porto Velho espera-nos a TransAmazónica, 1100 quilómetros numa das picadas mais difíceis do planeta.
Em Assis entramos no Peru onde atravessaremos a Cordilheira dos Andes até chegar a Machu Picchu onde esperamos ter tempo para relaxar uns dias. Cuzco é a proxima paragem antes de seguir até à costa do Pacifico e às famosas linhas de Nazca. A rota segue para Leste subindo ao Antiplano Andino até ao 3.830 metros de altitude onde as margens do Lago Titicaca nos guiarão até à Bolívia.
Na Bolivia vamos visitar rapidamente La Paz e seguir pela Estrada da Morte até Corioco, bem no interior da Bolívia. Esta estrada tem um desnivel de 3300 metros em apenas 70 quilometros e é conhecida pelos seus precipícios de mais de 1000 metros. Continuaremos para sul atravessando ao imenso Salar de Uyuni onde iniciamos a regresso, primeiro atravessando o deserto Boliviano, depois o Pantanal Brasileiro. Já no Brasil contamos atravessar as 85 pontes precárias da picada Transpantaneira e no final descansar nas aguas transparentes de Bonito. São Paulo fica a apenas 1000 quilometros onde depois de visitar alguns amigos seguiremos para Paraty já na costa Atlântica. A estrada de Angra dos Reis será a ultima desta etapa e será feita degustando todos as enseadas até chegar ao Rio de Janeiro. Acho que já decidimos!! No mapa a verde a rota realizada em 2006, a vermelho a rota prevista para 2007 (fotos retiradas da internet)

Comentários

  1. já me estou a babar... vadios!

    ResponderEliminar
  2. Este tipo de site devia ser proibido!!!!

    Tá um gaijo com os cornos em brasa com a m"#da do trabalho, e vai daí, decide ir comer uma laranja e põr a leitura em dia....

    Site para aqui, site para ali, rota cheguevara para um lado, rota buenoyork para outro e vai daí PIMBA!!!!!!!!!!!!!!!

    Mais uns que vão beber café.... ao Brasil!!!! F#"$"##"#.... Tá mal.. Tão mal... Mais valia continuar a trabalhar!!!

    Fora de gozo.... Tou sem palavras... Só posso dizer: no que precisarem, contem comigo! Nem que seja para carregar as motos! :-)

    Abr e felicidades para aparentemente mais um projecto vencedor.

    Hugo Militao

    ResponderEliminar
  3. A inveja é um sentimento muito feio! eu sei...
    Mas é o sentimento dominante quando chego ao vosso blog...
    Depois consigo redimir-me com sentimentos de admiração, de emoção, de puro prazer...
    Vocês fazem o que sempre sonhei fazer... mas acordei tarde.
    Por isso agradeço a oportunidade que me dão de viajar com vocês...
    Boa viagem e sorte

    ResponderEliminar
  4. Olá Cecilia, tentei agradecer o seu comentário mas não consigo ver o seu perfil e descobrir o seu email.

    seja como for obrigado

    Carlos

    ResponderEliminar
  5. Esta eu quero acompanhar também e vou tentar acompanha-los de Bonito MS até o RJ, vamos ver se consigo, com a merda do trabalho até o pescoço...
    Mas uma coisa é certa a viagem vai ser muito boa, e vou ter que trocar o teclado de novo...

    Sds,

    Tupiniquim

    Silvio Ventura

    ResponderEliminar
  6. Olá, estivemos juntos em Alcaçer do sal hoje á tarde.
    Desejo muito boa viagem.
    Como se pode acompanhar a viagem? Aqui?
    Abraços
    Fernando KTM 950

    ResponderEliminar
  7. Olá

    Sou a mais recente membra do Nomads (protagonista da dicussão "motas pa miudas") e fiquei impressionada com a "Floribela"... tanto que estou quase quase sem dúvidas nenhumas de que mota escolher!!!
    Bom só passei por aqui para vos desejar boa sorte porque essa é uma viagem que sem dúvida irei querer um dia fazer...quando já tiver pró na minha motinha!!!
    Mas tb para dizer que vivi uns tempos no Brasil, na Praia do Forte, e posso recomendar alguns sitios inclusive contactos caso precisem de ajuda...

    Se precisarem é só dizer...

    Até mais...

    Betânia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares