É o fim!

É o fim de tudo, a maquina fotográfica avariou, a de filmar está encravada, as luvas rasgadas, as botas estão rotas e para completar uma abelha entrou dentro do meu capacete e fez uma festa... acho que é altura de voltar a casa. A única coisa que continua perfeita como se não tivesse feito quase 18.000 kms no ultimo mês e meio é a minha BMW GS. Não tenho duvidas em afirmar; é melhor moto do mundo!! :) Zero problemas, noites de temperaturas negativas, chuva com fartura, gasolina de todos os tipos e feitios, altitude, areia, lama, neve e ela sempre a roncar como se nada fosse... perfeita. O resto do equipamento, incluindo o dono, estão gastos... usados... cansados! Finalmente entrei nas auto-estradas, depois de me despedir do Joe segui para Bordéus, jantei em Biarritz, passei por Bilbau e dormi em Pamplona. A Inga está cada vez mais famosa, foi recebida com fogo de artificio em Biarritz e nas auto-estradas francesas foi flashada 3 vezes.... o que vale é que os flash eram todos de frente a a matricula está atrás ;) Li que está a acontecer o "Encierro" a mais famosa largada de touros de Espanha, não sou grande adepto de "touradas" mas mais típico que isto em Espanha é difícil! alem disso eu costumo sempre passar Espanha a fugir, por isso procurei algumas informações e decidi ver Pamplona. Realmente o evento não é muito interessante, acho até que é um bocado estúpido, soltam uns touros e desatam a fugir deles... que raio... com tanto calor não era melhor ficar quieto nas esplanadas a beber cerveja e comer tapas??? Mas isso digo eu que ando à mês e meio sentado numa moto a comer mosquitos, muita gente deve achar que isso tb é um bocado estúpido :) Seja como for a maioria das pessoas que está em Pamplona deve concordar comigo, os touros são apenas uma desculpa, estão quase todos de copo na mão ;) De Pamplona devorei toda a Espanha até Vilar Formoso, parei apenas em Tordesilhas para umas tapas e uma cerveja gelada. A poucos quilómetros de Portugal começo a sentir o cheiro de estevas. Gosto deste cheiro, lembro-me que quando era puto viajava o dia inteiro com os meus pais de Lisboa até Trás-os-Montes, não havia auto-estradas na altura e uma viagem de 450kms era uma aventura para um dia inteiro. Não conhecia nada de geografia na altura, nem de caminhos, nem de viagens mas odor das estevas em flor dizia-me quando estava perto de chegar ao destino. Agora acontece o mesmo, o vento quente enche o ar com este cheiro adocicado... estou a chegar a casa! Era para dormir em Trás-os-Montes mas ainda é cedo e por isso depois da obrigatória bica no primeiro café de Portugal sigo para Sul. Paro na estação de serviço de Abrantes, tento novamente ligar a maquina fotográfica... nada, continua morta, a de filmar tb recusa-se a ligar. Folheio a MotoJornal enquanto mordo um magnum, passo os olhos pelas capas dos jornais e revistas... tá tudo na mesma. Saio do fresquinho ar condicionado da loja de volta à Inga, ela está a ser apreciada por 2 jovens "motards"... as T-shirts têm o simbolo do Rally Dakar e dizem em letras gordas LONDRES - LISBOA.... um deles pergunta, "viestes daonde??" eu respondo... quando hoje??? "Não pá da tua viagem, até onde fostes" Fui ao Cabo Norte... ele olha-me com uma cara de que não sabe bem onde é.... Noruega, fui à Noruega! "Ahhhh, agente veio de Londres!" responde ele de peito inchado, o seu companheiro continua à volta da Inga. "Lá autocolantes tem ela!" diz o outro, "pois, deve ter comprado todos numa loja em Espanha...HAHAHAHAHAHA" O meu sorriso silencioso concorda com eles... enquanto termino o cigarro passam slides na minha mente... aquele pôr do sol na pista vermelha do Senegal, a chegada às cataratas do Iguaçu, o gole de cachaça de frente para o rio na Amazónia, a escalada das Torres del Paine na Patagónia, a pista do ouro na Terra do fogo, o sol da meia noite no circulo polar Árctico, as noites brancas de São Petersburg, a vista do Cristo Redentor... mais um gole de agua fresca, ligo a Inga e um deles pergunta, "agente vai para Faro, e tu?? agora vais praonde?? eu respondo... Noobai Afrika!

Comentários

  1. boas carlos!!
    acabei agora de ver as fotografias tao muita giras!!
    ja as recuperei pra mim e ja estao num dossier no computador.
    obrigado.

    p.s.
    a patroa disse que estavas desculpado!!!!!!

    abraços
    jorge

    ResponderEliminar
  2. Noobai Afrika!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. E velhinho, que bom que chegaste bem !!! e obrigado por me levar como pendura nesta viagem... várias vezes chegava cedo (06:30hs) ao trabalho e vinha aqui no PC ver onde estávamos para poder inspirar e trabalhar o resto do dia...

    P.A.R.A.B.É.N.S !!!

    Quando vier as terras canarinhas não se esqueça de nós avisar nem que for pra ficar só o final de semana no RJ eu vou até lá, e já estou ancioso para ver o DVD com
    a 4ª etapa.

    Saudações, da família Ventura.

    P.S. Agora tens aqui uma GS adventure 2004 para andar em SP e pelo Brasil a fora...é só querer.

    ResponderEliminar
  4. Viva Carlos,

    Foi com muita emoção que li este teu último post aqui no blog. Quando comecei a ler pensava "bem... ele aqui neste pequeno espaço não vai conseguir transmitir os sentimentos que viveu durante o desenrolar do projecto..." mas continuei a ler. E no meio das tuas palavras consegui ouvir outras que não disseste. Foi com muitos arrepios e olhos molhados que acabei de ler a última mensagem de um conjunto de outras que, no seu todo, denunciam a melhor experiência que podemos ter na vida!
    Parabéns Carlos e bem hajas!

    Um grande abraço transmontano!
    Paulo Mafra

    ResponderEliminar
  5. Boas Carlos...

    fenomenal...
    primeiro que tudo tenho que te felicitar por todo o projecto e sua conclusão, e em segundo agradecer pelas "viagens" que me proporcionaste, que foram sem duvidas cativantes e em que no final o desejo era "Tambem quero fazer o mesmo!"

    Obrigadao
    Pedronevs

    ResponderEliminar
  6. Viva Carlos!

    Bela aventura essa, a solo, demonstras que há que perseguir os sonhos! Quantos viajam apenas em sonhos?? És a prova de que tudo é possível quando queremos! Simplemente inspirador! Foi um prazer ir acompanhando a tua viagem enquanto trabalhava...ehehe!

    Abraço e até ao Evento em Avis da Touratec,
    Alexandre Ruivo
    ps - Do Horizons Unlimited em Góis 2007/6. FZS1000 Fazer (cinza). Talvez te recordes!

    ResponderEliminar
  7. Que massa... Incrivel mesmo!!! Deve ser uma delicia... Viajar dessa forma, somente você e sua Guerreira... Parabens!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares