Finlandia a azimute!

Pelas informacoes que tinha recolhido antes de vir estava preparado para um pais desinteressante. Nao e de todo dos mais interessantes mas com um bocadinho de improviso pode se tornar pelo menos mais interessante. Quando carreguei os mapas no GPS esqueci-me de seleccionar carregar a funcao auto-routing, para quem nao entende destas coisas o auto-routing permite que o GPS nos diga o caminho, curva por curva, estrada por estrada, rua por rua... Eu carreguei os mapas mas como nao carreguei essa funcao o meu GPS apenas me diz "é para aquele lado, agora descobre a estrada tu!!" Pode parecer um problema mas nao me chateia muito, assim em vez de ir com os olhos no ecran do GPS tenho de olhar sempre mais para a paisagem, para mim passou a ser um beneficio ;) Aqui na Finlandia foi ate um grande trunfo, em vez de seguir as grandes estradas que ligam os lugares de interesse, tenho feito azimutes a direito entre um ponto de interesse e outro por estradas secundarias e trilhos de floresta. Nos ultimos 3 dias fiz mais de 700kms por pistas de terra no meio de florestas e encontrei verdadeiros edens para passar a noite acampado. A Finlandia é uma manta de retalhos, dizem que tem mais de mil lagos, eu acho que é um grande lago com algumas ilhas, por todo o lado para onde se olha há agua, lagos, rios e cenarios pintados a pastel. Casinhas de madeira, quintas imaculadas, vasos coloridos à janela, tratores do seculo passado e uma calma muito melancolica. De todos os povos escandinavos que passei, os finlandeses sao os mais tristes, tem um ar pesado, carrancudo... tb devo acrescentar que nao vi muitas cidades, tenho preferido ficar pelo mato e cidades pequenas. Aqui em Helsinquia as pessoas ja parecem mais alegres, mas mesmo assim nao tanto como nos outros paises escandinavos por onde passei. Estar sozinho comeca a pesar de novo, o tempo tem estado bom mas nao tenho ninguem com quem partilhar os lugares magnificos onde tenho acampado. Amanha entro na Russia, espero dar informacoes de Sao Petersburgo, tem me dito que é um bocadinho arriscado ir para la de moto sozinho, os policias corruptos, os condutores suicidas, todos os motociclistas com quem falo me dizem isso.... mas a Venezuela tb era, e a Amazonia, e Africa entao??? e eu safei-me por isso deve ser exagero dos atinadinhos Finlandeses... Acho que estou preparado!!.. barba de 3 semanas, moto e roupa camuflado...e um maco de cigarros barato para ganhar a simpatia dos policias se eu nao der noticias em 3 dias venham-me buscar... está bem??

Comentários

  1. parabens pelo objectivo cumprido! espero que o resto da viagem corra as mil maravilhas! as fotos que tens posto no blog deixam agua na boca!

    boa continuaçao!

    ResponderEliminar
  2. Carlos.

    Continuação de boa viagem.

    um abraço

    Rui Baltazar

    ResponderEliminar
  3. ir-te buscar a St. Petersburgo no tempo das noites claras? epá entao nao escrevas nada nos próximos 3 dias :D

    Abraco,

    Joe

    ResponderEliminar
  4. Grande Carlos,

    Mais uma vez as fotos vão reflectindo os que vês com os teus olhos. ÉS UM SORTUDO DO CAMANDRO!
    Rapaz, força aí na entrada na Russia. Tens razão no que dizes, polícias corruptos e "outros perigos"? como provaste da tua experiência até agora, pode ser que existam, mas mais de certeza serão aqueles que te ajudarão, te darão guarida e que partilharão contigo o que têm....
    Vai em frente e conta-nos coisas!
    Boa viagem e um grande abraço transmontano. Trocemos todos por ti!

    Paulo Mafra

    ResponderEliminar
  5. Boa mestre Carlos,

    Nao estás sozinho nao, a distancia física é meramente secundária.

    Estamos todos aqui a seguir-te. Aproveita os momentos de total intimidade com a vida: tu, a mota, a estrada, o planeta Terra.

    Sim, na Rússia tem atencao mas vai tudo correr bem. Vai somente pela estrada principal e ignora qualquer provocacao, abuso, etc. Vai na tua que correrá tudo bem.

    Curioso o que dizes de Helsinki... quando estive lá parecia ter boa disposicao (pelo menos comparado com a Estónia).

    Seria uma boa ideia fazeres o upload do track do teu GPS para sabermos melhor do teu whereabout. Se tiveres oportunidade de ligar o teu GPS ao computador, manda-nos através de http://sendmefile.com/

    Just in case...

    Good luck!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares